3Consult Soluções de TI implementa projeto NDC – Novo Data Center no GRUPO CAM

O Grupo CAM realiza virada tecnológica com a criação de um data center totalmente redundante, com consolidação de dados e virtualização de servidores. A solução consiste no conjunto de servidores, storage, software de virtualização, backup, replicação e antivírus. Este novo ambiente proporciona significativamente o aumento da disponibilidade e segurança dos sistemas e informações, que são vitais para sua estratégia de crescimento.

Ricardo Gomes - Grupo CAM
Ricardo Gomes – Grupo CAM

Foto: Ricardo Gomes, Gerente de TI do Grupo CAM

Com sede localizada no bairro do Itaigara em Salvador, Bahia, o Grupo CAM vem crescendo e aumentando o número de clínicas nas cidades de Salvador e Feira de Santana, contando com 06 (seis) unidades interligadas através de links redundantes, centralizando suas informações na sede da empresa. Este novo modelo operacional permitiu ao Grupo CAM implementar uma solução de DR (disaster recovery), replicando os dados para a sua unidade de negócios Núcleo Gestor, que em caso de eventualidades, pode disponibilizar os sistemas e as informações para os seus usuários de forma que as unidades de negócio não interrompam suas operações.

A 3Consult Soluções de TI foi a empresa responsável pelo desenho da solução adquirida pelo Grupo CAM. Foi também a responsável pela implementação do projeto e migração de todo o ambiente anterior para o novo data center. A 3Consult é especializada em desenhar soluções para organizações de missões críticas e a maior parte da sua carteira de clientes é composta de empresas que operam em regime 24 x 7 x 365, requerendo portanto uma equipe multidisciplinar e com experiência para atender a infraestrutura de TI de alta criticidade.
“O Grupo CAM tem crescido de forma expressiva no mercado de saúde e portanto necessitava de mais maturidade no aspecto tecnológico. Investimentos foram realizados buscando uma plataforma mais robusta e confiável. As unidades de negócio possuíam seus próprios servidores, sistemas e bancos de dados, o que tornava o ambiente difícil de administrar. A adoção de um modelo operacional centralizado passou a ser algo necessário, facilitando a gestão da infraestrutura, com um alicerce de execução mais poderoso e organizado, permitindo a TI prover serviços de excelência aos negócios do Grupo, proporcionando maior escalabilidade e ao mesmo tempo agilidade no processamento e dispensação das informações, sustentando assim os processos de negócio de forma confiável”, relata Ricardo Gomes, Gerente de TI do Grupo CAM.
Segundo o executivo, atualmente o departamento de TI é visto como parte integrante e fundamental para a organização, e não mais como uma área de apoio local em cada unidade pertencente ao Grupo CAM.
“TI é algo estratégico e pervasivo. A aplicação e o desenvolvimento de tecnologias que permitem apoiar e criar negócios cada vez mais ágeis se tornou uma das prioridades. A principal contribuição da TI é criar e suportar soluções que permitam aumento contínuo nos resultados do negócio, muitas vezes colocando a organização à frente da concorrência, de forma escalar, como também tornando mais ágil a operação”, afirma Ricardo.

Edmar Sampaio
Compartilhe: